Notícias

Vendas reais dos supermercados aumentam 0,9% em agosto



Na comparação com julho, houve um crescimento de 0,9% no mês passado. No acumulado dos oito primeiros meses deste ano, as vendas do setor de varejo alimentar subiram 4,95%. Os dados já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE. Na comparação com o mesmo período do ano passado, as vendas do setor supermercadista subiram 10,7% em agosto. Os dados são da Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

“A manutenção do nível de emprego e a geração de postos de trabalho têm contribuído para manter o ritmo de vendas do setor. Outro aspecto positivo foi o movimento da inflação dos alimentos, que ficou praticamente estável em agosto”, diz o vice-presidente da Abras, João Sanvovo.

A Abrasmercado, cesta de 35 produtos de largo consumo pesquisado pela consultoria Gfk, registrou um leve recuo de 0,16% em agosto, na comparação com julho, passando de R$ 356,43 para R$ 355,85. Na comparação com igual mês do ano passado, houve uma alta de 10,21%.

Projeção para 2013

A Abras revisou para cima sua projeção de crescimento real para o ano, passando de 3,5% para 4%. De acordo com Flávio Tayra, gerente do departamento de economia e pesquisa da Abras, o crescimento real de 4,95% do setor no acumulado do ano até agosto superou as expectativas iniciais da entidade.

“A nossa perspectiva é que esse patamar fique mais estável e, com a manutenção dos dados macroeconômicos, estabilize em torno de 4%”, disse Tayra. O economista disse que ainda é possível que a previsão seja novamente ajustada para cima nos próximos meses.

Fonte: Valor Econômico