Asbra e Sindsuper-DF realizam treinamento em atendimento e liderança

O Sindicato dos Supermercados do Distrito Federal (Sindsuper-DF) e a Associação de Supermercados de Brasília (Asbra) realizaram, nos dias 18 e 19 de outubro, um treinamento com colaboradores e gestores dos supermercados associados às duas instituições.

Foram realizados dois treinamentos sobre atendimento, com duas turmas diferentes, outros dois de liderança. Os treinamentos foram ministrados pela consultora de treinamento e desenvolvimento, Mirian Marret.

Segundo ela, o treinamento sobre atendimento ao cliente tem o foco de trazer para o colaborador qual a necessidade do cliente e o que ele está precisando. “O pós-pandemia trouxe uma mudança no comportamento do consumidor. Nós temos que preparar o nosso colaborador e mostrar a ele que existem formas de abordagens, de conversar e de cuidar desse cliente”, explicou.

Sobre o treinamento de liderança, ela explicou que a imersão traz para o participante qual é o papel do líder e de que forma ele pode motivar e engajar a equipe. “O papel do líder é fundamental e uma liderança forte faz o colaborador querer trabalhar”, ressaltou Marret.

O presidente do Sindsuper-DF e da Asbra, Jair Prediger, agradeceu a presença de todos aqueles que se dispuseram a participar desse treinamento que, segundo ele, vai ajudar em muito, a forma como os colaboradores se relacionam entre si e a forma como o cliente é tratado. “Sempre é importante adquirir conhecimentos. Com uma palestra dessas, a gente sempre acaba se reciclando e aprendendo alguma coisa a mais. Daqui para frente, dentro do possível, vamos oferecer mais desses treinamentos aos nossos associados”, afirmou o presidente Jair Prediger.

A conselheira fiscal do Sindsuper-DF, Zilmara Pereira, ressaltou que esse tipo de ação é um investimento no colaborador que ele vai levar para o resto da vida. “Esse investimento que os mercados, associação e sindicato estão fazendo é para vocês. Claro que a empresa terá benefício, mas o conhecimento que vocês vão levar ninguém vai tomar”, disse durante o treinamento. 

O Superintendente da Asbra e do Sindsuper-DF, Helio Okada, ressaltou que o atendimento e a liderança são questões primordiais para o varejo. Segundo ele, o diferencial entre as redes está nas pessoas. “Estamos promovendo esses dois temas para que os nossos associados tenham um diferencial. A diferença entre as lojas, entre os players se dá, principalmente, no bom atendimento e numa boa gestão de liderança. Isso realmente impacta nesse setor”, afirmou Okada.

Para o gestor operacional da rede de logística dos supermercados Bellavia e Supercei, Denilson Evangelista, esse tipo de ação traz uma contribuição diferenciada para o gestor que pode participar de um evento como esse . “Esses treinamentos automaticamente te enobrecem, principalmente na questão de produtividade, gestão de pessoas e compromisso com o resultado da empresa”, explicou.

O gestor comercial da rede de supermercados Caíque, Gabriel Andrade de Paula Souza, acredita que por mais que as pessoas estejam na linha de frente elas não entendem o potencial que elas têm. “Uma das principais informações que eu vi no treinamento é a questão do encorajamento. Se o outro pode eu também consigo”, explicou.

Os dois dias de treinamento reuniram cerca de 360 colaboradores das redes:

  • Bellavia
  • BigBox
  • Ultrabox 
  • Supermerdos Caíque 
  • Egons supermercado
  • Veneza
  • Vitalia Emporio 
  • Superbom
  • Supercei 
  • Primor 
  • Supermercados Canteiros
  • Dona de Casa
  • Ponto Alto