O superintendente da Associação de Supermercados de Brasília, Helio Okada, participou na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), de uma reunião com o presidente da CLDF, o deputado distrital Wellington Luiz. 

Foram tratados temas importantes para o setor, principalmente, sobre as condições de distribuição de sacolas reutilizáveis. A demanda colocada em pauta para o presidente da Câmara é no sentido de conceituar na Lei o quê vem a ser sacolas reutilizáveis, para que as empresas de todo o setor não fiquem reféns da subjetividade da fiscalização no momento da aplicação da norma.

A Lei que proíbe o uso de sacolas plásticas no DF está em vigor desde 1º de março de 2023 e proíbe os estabelecimentos comerciais de vender ou distribuir sacolas plásticas. A substituição deve ser feita por sacolas de materiais biodegradáveis e de decomposição mais rápida na natureza ou por sacolas reutilizáveis. Segundo o superintendente da Associação de Supermercados de Brasília, Helio Okada, o pleito foi recebido e já está em análise para adequação da Lei.

É importante ressaltar que desde quando a Lei entrou em vigor, o consumo de sacolas plásticas já caiu mais de 80% no DF. Isso mostra que o consumidor está mais consciente e que a lei está fazendo a diferença.

Ascom Asbra