Asbra, Secretaria de Agricultura, Vigilância Sanitária e Procon-DF, realizaram campanha educativa em supermercados em alusão ao Dia Mundial da Segurança dos Alimentos

A Associação de Supermercados de Brasília (Asbra), em conjunto com a Secretaria de Agricultura do DF, através da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova), Vigilância Sanitária (Visa-DF) e Procon-DF, realizaram nesta quarta-feira (7), uma campanha educativa em alguns mercados de Brasília com o objetivo de orientar a população sobre a segurança dos alimentos.

A ação também esclareceu aos consumidores como identificar produtos registrados, o correto armazenamento e como verificar a rotulagem dos produtos para terem uma alimentação mais segura e saudável. A campanha foi realizada em alusão ao Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, instituído pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) para o dia 7 de junho.

A Asbra sempre orienta seus associados em relação à legislação vigente, para que todos os supermercados associados possam oferecer aos seus clientes, alimentos com registro e de indústrias que tenham passado por fiscalização dos órgãos competentes. Hoje estamos fazendo essa ação em conjunto com a Dipova, Procon e Anvisa, não com o intuito de fiscalizar ou multar, mas sim, de orientar, não apenas os estabelecimentos, mas os consumidores, para que eles saibam como identificar alimentos seguros, explicou o superintendente da Asbra, Hélio Okada.

Segundo o diretor de Relações Públicas da Asbra, Jefferson Macedo, esse tipo de ação é muito positiva, pois são ações educativas, principalmente nesse momento de adequações, alterações e modernizações das normas. “É fundamental termos esse trabalho técnico dos órgãos que formulam e participam das adequações das normas vigentes. São informações técnicas e relevantes sobre os alimentos, embalagens, rotulagens, tabelas nutricionais e afins. Esse trabalho educacional é de extrema relevância não só para os estabelecimentos quanto para os consumidores”, afirmou.

A gerente de Alimentos da Vigilância Sanitária do DF, Dilian Silva, afirmou que a ação integrada foi planejada em função de que os órgãos do GDF entendam a importância das normas para as pessoas, além de ser uma oportunidade para os consumidores conhecerem o trabalho dessas instituições, que também é educativo e não só de fiscalização.

O diretor-geral do Procon-DF, Marcelo Nascimento, destacou a importância da união dos órgãos quando o tema a ser tratado são os alimentos, principalmente orientando a população e os empresários do que eles têm que observar para cumprimento das normas alimentares.

O diretor da Dipova, Marco Antônio Martins, disse que é importante zelar pela segurança dos alimentos e que esse é o propósito da Seagri-DF, através da inspeção sanitária dos estabelecimentos que processam produtos de origem vegetal e animal. “É aí que entra o trabalho da inspeção, da fiscalização e das análises laboratoriais realizadas pela Seagri, para constatar se esses ingredientes estão sendo utilizados da forma correta, de modo que não tragam nenhum mal à saúde do consumidor”, explica Marco Antônio.

A iniciativa foi aprovada pelos mercados e pelos consumidores. Segundo Vagner Reis, subgerente de um dos mercados onde ocorreu a ação, as informações repassadas pelos órgãos responsáveis pela ação, ajudam a deixar as equipes mais preparadas para orientar os clientes. Para Mário Ishida, cliente do estabelecimento em questão, os aprendizados foram muitos. “Eu entendi as especificações que tem que se observar no rótulo. Isso dá mais segurança quando a gente pega um produto antes de comprar”, explicou.

*Com informações da Ascom Seagri-DF / Foto: Divulgação